OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público 

Processo MJ nº 08071.016950/2013-57

Pedido de qualificação deferido conforme publicado no Diário Oficial da União à página 28 da edição nº 158 de 16 de agosto de 2013.

 

IDEALIZAÇÃO

 

O Instituto Acácia foi idealizado para proporcionar maior integração às ações de tecnologia social das entidades de assistência ligada as Lojas filiadas às Obediências Maçônicas regulares.

No dia 23 de maio de 2009 foi realizada a Assembléia de Fundação do Instituto Acácia de Responsabilidade Social, e colocada a pedra fundamental em sua forma bruta, no canto nordeste do grande terreno da Loja maçônica.

Muito trabalho haverá para lapidá-la, tornar suas formas perfeitas, seus ângulos perfeitamente retos sem arestas, sua superfície lisa sem asperezas, para que se encaixe perfeitamente na construção deste grande templo que será o Instituto Acácia. Dia que ficará marcado na história da Maçonaria brasileira.

   

A ASSOCIAÇÃO

 

Podem se associar ao Instituto Acácia maçons de qualquer potência reconhecida, profanos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvem tecnologias sociais de caráter benemerente e filantrópico, que sejam reconhecidas pelas entidades vinculadas às Obediências maçônicas regulares.

Os associados serão classificados conforme as seguintes categorias:

a) FUNDADORES - Maçons regulares de qualquer Obediência Maçônica regular que ingressarem como associados no prazo de até 120 (cento e vinte) dias, contados da data da Assembléia de fundação, que também serão contribuintes;

b) CONTRIBUINTES - Maçons regulares de qualquer Obediência Maçônica regular, que ingressarem após o prazo acima.

c) MANTENEDORES - pessoas físicas e ou jurídicas que contribuírem regularmente na manutenção de projetos do Instituto;

d) ENTIDADES CONVENIADAS - entidades de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolvem tecnologias sociais de caráter benemerente e filantrópico.

  

IMPORTÂNCIA, MODUS OPERANDI, RECURSOS

 

IMPORTÂNCIA - As ações de tecnologia social das Lojas serão melhor alavancadas, pois o Instituto Acácia tem a possibilidade de captar verbas em geradores os mais variados, inclusive pública, e distribuir de acordo com as reais necessidade de cada projeto.

Tendo recursos suficientes as ações de benemerência podem atingir plenamente seus fins, ajudando na inclusão social de mais e mais necessitados, integrando-os de maneira efetiva à Sociedade.

MODUS OPERANDI - O Instituto Acácia ainda está em fase de formatação, mas como primeira ação serão cadastrados as tecnologias sociais ligados às Lojas filiadas às Obediências Maçônicas regulares, para conhecermos o que já se faz e que pode ser melhorado.

RECURSOS - Os recursos para a execução dos objetivos do Instituto Acácia poderão vir de contribuições de associados, doações, legados, auxílios, eventuais rendas provenientes de bens ou de contratos de serviços e de licenciamentos, subvenção dos poderes públicos federal, estadual e municipal, contribuições em geral de bens móveis e imóveis, receitas de patrocinadores de eventos promovidos pelo Instituto e quaisquer outras receitas decorrentes de atos lícitos e compatíveis com a finalidade do Instituto e de seu Estatuto Social.

A mensalidade do associado Contribuinte é de R$ 1,00 e o Irmão poderá acrescentar tantos reais quanto desejar no ato do pagamento. Lembro que se decidir pagar por boleto, o que não é possível no momento, pois ainda não temos conta bancária, o associado arcará com a despesa do boleto.

 

FHC

 

Oportunidade para deficiente

 

Sustentabilidade

 

   


INSTITUTO ACÁCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
- Praça João Mendes, 42 – Sobreloja - Ed. Nova Brasília - São Paulo – SP - CEP 01501-000 - Tel: (11) 4216-1627

Site desenvolvido por:www.suaempresanainternet.net